terça-feira, 17 de agosto de 2010

O NOME DA ROSA (Der Name Der Rose )

FAFIMA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
Leitura e Produção de Textos. Professor Luiz.
Alunos: ..................................





O NOME DA ROSA


Título original: Der Name Der Rose
Gênero:Ficção
Duração:02 hs 10 min
Lançamento:1986
Estúdio:Cristaldifilm / France 3 Cinéma / Les Films Ariane / Neue Constantin Film / Zweites Deutsches Fernsehen
Distribuidora:20th Century Fox Film Corporation
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro:Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco




1 – Introdução.
Este trabalho pretende informar e analisar a obra cinematográfica “O Nome da Rosa”, filme dirigido por Jean-Jacques Annaud em 1986 que tem o nome original de “The Name of the Rose” uma produção conjunta de Itália, França e Alemanha com a duração de 130 minutos. Jean-Jacques é francês. Antes do lançamento desta obra o diretor já havia sido premiado com o melhor filme no Prêmio César, premiação do cinema francês, por A Guerra do Fogo de 1981. E melhor diretor por O Urso de 1980 e pelo mesmo A Guerra do Fogo. E como melhor filme estrangeiro ganhou em 1986 com O Nome da Rosa.
Filme baseado na Obra Literária Der Name Der Rose de Umberto Eco, lançada em 1980. E que só viria a ser lançada no Brasil em 1995 pela editora Record.
Um resumo do enredo do filme foi apresentado em sala de aula. Nesta apresentação o grupo de trabalho aproveitou a oportunidade para além de cumprir uma determinação dada pelo professor, aprimorar seus conhecimentos de cinema e ambientar-se a proposta da graduação em que estamos cursando, que é lecionar a matéria do curso escolhido. Foi para todos os integrantes uma excelente oportunidade de falar e se expressar em público. A dramatização foi encarada como desafio para muitos do grupo que nunca tiveram esta oportunidade. A opção por não utilizar recursos de mídia ou algum tipo de suporte cenográfico foi proposital, pois assim estaríamos nos aproximando ainda mais com a realidade profissional que encontraremos no dia a dia da nossa profissão.

2 – Método de trabalho.
O grupo foi formado basicamente por alunos de diversos cursos, todos eles no primeiro semestre de estudo, que haviam ingressado na Faculdade após o início regular das aulas. Ou não estavam presentes no dia da definição dos grupos e seus temas. Quando o Professor Luis Guaraci foi informado que havia alguns alunos que não pertenciam a grupo algum, o professor determinou o estes alunos formassem um grupo e trabalhassem com o filme título deste trabalho. Foi para todos um desafio a mais, pois não nos conhecíamos e pertencíamos a cursos diferentes. Onde horários e rotinas não coincidiam, mas com a certeza de que esse tipo de desafio apareceria muitas vezes em nossas carreiras, nos organizamos e iniciamos o trabalho.
Visando não prejudicar ou favorecer alguém definimos o número de personagens principais de acordo com o numero de componentes do grupo. Realizamos um sorteio para definir quem interpretaria qual personagem. Copias do filme foram feitas e distribuídas a cada componente do grupo. Os integrantes estudaram seus personagens e destacaram quais as cenas eram as mais importantes. Feito este trabalho individual, o grupo passou a se reunir em partes ou por completo para definir como seria o desenrolar da apresentação. Na véspera da aula foi realizada uma reunião geral, que se repetiu no dia da apresentação, tudo ensaiado e definido, foi realizada a apresentação que se viu em sala de aula.

3 – O filme.
Ambientado na última semana de novembro de 1327, em um mosteiro isolado ao norte da Itália. Após uma morte que causou muito incomodo no mosteiro beneditino, um monge franciscano William de Baskerville é chamado para ajudar nas investigações. Consigo Willian trás seu noviço Adso de Melk, filho de um rico comerciante que o entregou para que William cuida-se de sua educação. Um elemento que diferencia este mosteiro dos demais é que ele é conhecido por possuir uma vasta biblioteca, onde podem ser encontrados livros raros e livros não aceitos pela Igreja Católica, que dominava a sociedade da época.
Inicialmente William iria participar de um conclave, onde seria debatida a pobreza da Igreja e de clero. Mas como a morte recente de um irmão causava um grande transtorno na vida do mosteiro, o Abade resolve pedir ajuda a William, evitando assim que a Inquisição assumisse o caso. A designação de Abade teve início na Síria, por volta do século IV. Era a designação do responsável pela Abadia; isto é; uma comunidade monástica cristã.
William inicia suas investigações e aos poucos vai esclarecendo que as mortes não são de responsabilidade do diabo. E que existe um mistério no mosteiro, onde logo ele iria desvendar quem era o responsável pela morte. Durante suas investigações William e contestado pelo guia espiritual do mosteiro, chamado de reverendo Jorge, um monge idoso e já cego. A postura radical de Jorge e sua convicção a respeito da fé é um grande desafio para William. Jorge e o bibliotecário do mosteiro procuram dificultar ao máximo as investigações de William.
O mistério começa a ser revelado quando William e Adso encontram Salvatore um herege convertido que pertencia a ordem dos Dulcinitas. Hereges são pessoas que não compartilham da idéia de algum grupo religioso ortodoxo ou algum de algum sistema filosófico. Vale ressaltar que segundo Georges Duby, historiador francês especializado em Idade Média, uma pessoa se torna herege por determinação de alguma autoridade ortodoxa ou fundamentalista, ele é antes de tudo um herético aos olhos dos outros. Já os Dolcenitas era uma ordem que ao contrário de São Francisco de Assis, buscavam a destruição da riqueza e não o amor pela pobreza.
Salvatore se torna uma importante testemunha, que leva William a descobrir que era um livro envenenado que havia sido lido por todos que já haviam morrido. O livro era escondido pro Jorge, pois se tratava de um livro escrito por Aristóteles, filósofo grego aluno de Platão, onde o riso era valorizado.
Quando William tem tudo solucionado e se prepara para contar a todos no mosterio um novo personagem surge, é Bernardo Gui.
Bernardus Guidonis, francês, foi uma figura histórica é real. Nasceu em 1261. Foi noviço e logo se tornou um decano. Sua capacidade o levou a ser nomeado Grande Inquisidor de Toulouse. Foi elevado a bispo pelo Papa João XXII. Bernardo foi historiador e agiógrafo, que eram os responsáveis por traduzir as intenções de Deus e instruir as pessoas das vontades de Deus. Bernardo escreveu Liber Sententiarum Inquisitionis ("Livro das Sentenças da Inquisição"). O guia dos inquisidores da Igreja Católica.
Bernardo prende Salvatore e uma mulher do povo, sob a acusação de satanismo. E desta forma impões sua vontade, dizendo que satã está por detrás das mortes no mosteiro. Impedindo assim que William divulgasse a verdade. Para o julgamento dos hereges Bernardo convoca o Abade e William. William contesta o veredicto de Bernardo. Furioso Bernardo condena os dois hereges à fogueira e prende William para ter sua sentença confirmada pelo Papa Clemente.
A inquisição foi oficialmente criada em 1233 pelo Papa Gregório IX. A pena de ser queimado na fogueira era a pena mais grave, haviam as punições de penitência, multa, confisco de bens e prisão. Em 1965 a inquisição romana mudou de nome e hoje é conhecida como Congregação para Doutrina da Fé.
Durante a aplicação da pena, a população manifesta uma revolta e amedrontado, Bernardo Gui foge. Enquanto isso William e Jorge travam uma luta intelectual na biblioteca, onde Jorge tenta envenenar William. O resultado é um grande incêndio, onde a maior parte das obras se perde. Jorge morre ao mesmo tempo em que Bernardo. Um queimado e o segundo em um acidente de carruagem durante a fuga, onde a população terminou de completar a sina do Inquisidor.
O filme termina com William e Adso deixando o mosteiro. Adso ainda é tentado a ficar com a mulher que ele encontra poucas vezes durante sua estada no mosteiro.

4 – Apresentações teóricas individuais.
Concluída a apresentação em sala de aula, restou ao grupo apresentar a parte escrita proposta pelo professor. Mais uma vez decidimos que seguiríamos a linha proposta desde o início do trabalho. Cada componente do grupo desenvolveu seu personagem nas páginas que seguem em anexo a este trabalho.

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