sábado, 6 de agosto de 2011

A educação inclusiva

Macaé 06 de agosto de 2011.
Relatório da primeira aula.
Autor : Bruno Botelho Horta. 4º Período de História.

A educação inclusiva deve ter, primeiramente, uma abordagem pedagógica. Entendo essa abordagem como um planejamento metodológico elaborado por profissionais que visam atender não tão somente os alunos que necessitam de atendimento diferenciado, mas como também, aos alunos de atendimento normal. Pois se objetivamos a inclusão dos portadores de necessidades especiais, necessitamos facilitar e desmitificar a convivência entre todos os alunos que utilizam as dependências escolares.
Os profissionais que atuam direta e indiretamente na formação destes aluno, devem ser preparados para atuarem de forma abrangente tanto para os alunos regulares quanto para os que necessitam de atendimento diferenciado, mas acredito que não é somente missão do professor facilitar este aprendizado. Acredito que o professor é somente a ponta de um processo que anteriormente deve ser planejado e estruturado por autoridades governamentais compromissadas com a educação inclusiva. Pedagogos, psicólogos, orientadores e diretores que antecipadamente apresentem projetos de facilitação da aprendizagem inclusiva, com cursos, palestras comunitárias, material pedagógico e estrutura física escolar. Para só então, depois de toda a estrutura preparada e funcionando, o professor possa trabalhar o caráter educacional dos alunos.

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