sábado, 3 de março de 2012

O Brasil nos relatos de viajantes ingleses do século XVIII: produção de discursos sobre o Novo Mundo. De: Ângela Domingues

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História







Bruno Botelho Horta
Quinto Período





O Brasil nos relatos de viajantes ingleses do século XVIII: produção de discursos sobre o Novo Mundo.
De: Ângela Domingues

Matéria: História do Brasil Império
Professor: Marcelo Abreu







Macaé/RJ
Março de 2012.


O texto começa afirmando que o Brasil só passa a ter alguma relevância científica a partir de 1808, ano da chega da família real ao país, e que os principais cientistas e acadêmicos europeus, de início, era formados na sua maioria por ingleses e alemães. Os ilustrados europeus utilizavam como fontes de informação, relatos, cartas, exames laboratoriais de elementos levados à Europa e viagens e expedições as terras brasileiras. Relatos não acadêmicos, como os de corsários e aventureiros, também contribuíram para o esclarecimento de aspectos geográficos e comportamentais do novo mundo.

VIAJANTES, DIÁRIOS DE VIAGEM E ESCALAS


O litoral brasileiro se tornou um ponto estratégico para os navios tanto de governos, empresas ou armadores particulares. Franceses, holandeses e ingleses utilizavam os portos brasileiros para reparos e para o reabastecimento dos navios. O comércio era proibido.

TOCAR O LITORAL BRASILEIRO: COMPETIÇÃO COMERCIAL, POLÍTICA E ESTRATÉGICA ENTRE NAÇÕES

O Rio de Janeiro era considerado o porto mais importante do sul do atlântico, principalmente por ser a porta para as regiões das minas. Esse interesse internacional pela cidade foi benéfico por fornecer, aos pesquisadores, uma grande quantidade de informações sobre a cidade como as características geográficas, cartografia e descrição de seus moradores. Já sob o ponto de vista estratégico as informações sobre os portos coloniais eram preservadas, pois a metrópole precisava manter o controle, mas o caso do Rio de Janeiro já era bastante conhecido. Suas facilidades e suas riquezas já eram conhecidas em toda a Europa. Isso chegou a promover a intenção de ingleses e franceses invadirem e conquistarem o território da colônia.




UM CONHECIMENTO RENOVADO: “INTELIGÊNCIA E LUZES” DE HOMENS ESCLARECIDOS E IMPARCIAIS

Estes viajantes que percorriam e descreviam o local, transformaram o desconhecido litoral do Rio de Janeiro em um lugar cientificamente mapeado e descrito. Oferecendo segurança aos navegantes que chegavam ao local. Este século setecentista foi conhecido como século das luzes, pelo “desbravamento científico” do litoral brasileiro e de outras colônias ibéricas pelos seus colonizadores. Um fator importante desta época de aprimoramento das ciências foi a passagem das histórias orais para o registro escrito. Onde os relatos de viajantes eram formatados pelos intelectuais e colocados em suas obras. As publicações ganhavam formatos diferentes, edições simples e luxuosas, além das traduções para diversos idiomas europeus.
Pode-se concluir que a Inglaterra, por sua força econômica, foi a nação que mais influenciou e proporcionou o movimento científico no século XVIII e está influência atingiu terras brasileiras de forma indiscutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário