terça-feira, 14 de junho de 2011

Informática

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História





Bruno Botelho Horta
Terceiro Período - História







Macaé/RJ
Junho de 2011.





O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?

Sistema operacional é o programa responsável para gerenciar as funções do processador, da placa mãe, da memória, as informações de entrada e saída , o disco rígido e outros dispositivos. O sistema operacional é o suporte básico que todos os outros programas irão usar para funcionarem e interagirem com o usuário.
Alguns exemplos de sistemas operacionais são:
1970 - O Unix é desenvolvido nos Bell Labs por Dennis Ritchie e Kenneth Thomson.
1984 - O Apple introduz o Macintosh como o System 1.0 que seria chamada MacOS eventualmente.
1985 - A Microsoft desenvolve o Windows 1.0.
1990 - A Microsoft introduz o Windows 3.0
1995 - Microsoft introduz o Windows 95, previamente conhecido com 'Chicago'
Atualmente temos exemplos como o Wndows XP, Linux e o já anunciado Windows 8.

O que é um software de sistema?

O software de sistema gerência todos os componentes de um computador, quer sejam em software ou hardware. Eles trabalham individualmente componentes do computador ou gerencia esses componentes em grupos. Esses softwares também gerenciam outros softwares que exercem funções associadas ao programa principal. Através de uma interface simples e agradável permite a manipulação dos recursos do sistema. A gestão dos recursos também é importante na garantia de fiabilidade, segurança e de desempenho do computador.

Software de aplicativo

Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou em empresas. Tem como foco o usuário. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas onde o utilizador, por vezes não tem a visualização e nem a operação das tarefas que estão sendo executados


Windows Explorer - finalidade e funcionamento

O programa, que faz parte do sistema operacional Windows em todas as suas versões, gerencia arquivos e pastas do Windows. É usado para a copiar, excluir, organizar, movimentar e realizar todas as atividades que envolvam os arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.
Representado por uma pasta amarela com uma lupa por cima seu arquivo é Explorer.exe. Para encontrar esse programa, clique no botão "Iniciar", em seguida, em Programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer. Ou pode ser utilizado o atalho com as teclas “Windows” + E.
O programa exibe todos os arquivos permitidos pelo sistema e organiza todo o material que se encontra no disco rígido. Organizado de forma intuitiva e de fácil entendimento, ele permite edições de nomes de forma muito simples, bastando apenas utilizar a opção renomear, ao clicar no botão direito do mouse e sobre o arquivo. Este mesmo clique possibilita outras diversas funções, como: Copiar, enviar ou excluir.
Outro recurso bastante utilizado é ao clicar e segurar o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo e possível arrastar o mesmo para qualquer lugar desejado pelo usuário, podendo move-lo ou copiá-lo.
A janela do Explorer tem uma Barra de menu, no lado superior, acompanhada ou não de barras de ferramentas. Para chegar às funções do programa, acessam-se vários submenus, por meio de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário