terça-feira, 14 de junho de 2011

Para onde Vai A Educação – Jean Piaget

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História







Bruno Botelho Horta
Terceiro Período







Para onde Vai A Educação – Jean Piaget
Matéria: Psicologia da Educação
Professor: Daisy







Macaé/RJ
Junho de 2011.




Para onde Vai A Educação – Jean Piaget


I – Parte Retrospectiva

Nos últimos anos um grande avanço nas políticas governamentais para educação, tem aumentando consideravelmente o acesso de todas as camadas da população, aos vários níveis de ensino, principalmente ao nível superior. Esta justiça que é realizada, não ocorre somente por políticas publicas ligada diretamente a educação. Avanços sociais e econômicos possibilitam uma elevação no nível de renda da população e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, impulsionam os trabalhadores a buscar sua instrução e qualificação para não serem superados em seus campos de trabalho ou para alcançarem novos patamares em níveis maiores de remuneração. Todos esses elementos apontam para o aumento do quadro de alunos em sala de aula, mas em nenhum destes fatores políticas de capacitação, aumento e valorização dos profissionais de ensino é mencionado de forma significativa.


II – Parte Prospectiva

Dentre os vários campos do estudo acessíveis aos alunos podemos facilmente constatar que alguns têm uma maior propensão aos estudos matemáticos, quando outros já possuem está propensão a estudos dirigidos a arte ou a estudos linguísticos. Mas o que Piaget conseguiu comprovar em seus estudos no Centro Internacional de Epistemologia Genética foi que todos os alunos possuem a mesma capacidade de iniciativa e compreensão, devendo apenas a forma que os conhecimentos que eles possuem maior dificuldade são repassados é quem devem ser reestruturados e transformados em seus modos de ensino.
Piaget valoriza, fundamentalmente, os aspectos qualitativos em detrimento dos quantitativos. Sua principal argumentação é de que os alunos devam ser orientados no sentido de transformar as verdades que são transmitidas em novas verdades transformadas por cada aluno e não totalmente transformada, já que pode ocasionar o risco de modificação fundamental da verdade, ao menos que esta verdade seja reconstruída de forma particular e ainda verdadeira, para o aluno.
São esses métodos ativos propostos por Piaget que pode beneficiar os estudos em geral. Compreender, reconstruir e reinventar. Moldar os indivíduos para que produzam e criem e não apenas repitam.



B – Questões de Ordem Geral.

Um importante alerta é dado por Piaget neste capítulo quando ele afirma que a principal questão em todas as propostas de reforma pedagógica passa pela preparação do professor. É totalmente inútil preparar belos programas de educação, identificar a praticar teorias educacionais, se não ocorrer uma valorização social do professor, tanto dos docentes primários quando os do ensino secundário. Defendendo uma formação universitária para os docentes de todos os níveis escolares.







Toda Pessoa Tem Direito a Educação

Neste capítulo Piaget destaca o papel social na formação do indivíduo. Essa diversidade social que todos os indivíduos se encontram é fundamental para a formação educacional, pois como cada um tem uma história social diferente, eles certamente, reagirão de forma diferente aos saberes que são transmitidos.


A Educação Deve Ser Gratuita

Piaget parte do princípio de que se o ensino de primeiro grau deve ser obrigatório e um direito de todas as pessoas. Não faria sentido se esse ensino não fosse público, oferecido de forma gratuita. E seguindo essa linha de pensamento podemos admitir que seguir nos estudos, alcançando os níveis médios e superiores, também é um direito universal do ser humano. Não imaginamos um direto pela metade. O direito a educação não pode deixar de existir em certo momento ou certa fase da vida escolar. E por se tratar de um direito não é possível imaginá-lo sem ser gratuito.

Aplicação Prática nas Aulas de História.

Com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos e humanos a História é uma disciplina, que ainda no nível escolar fundamental, pode contribuir para uma melhor formação do ser humano e contribuir para que os paradigmas da educação tradicional sejam desfeitos.
Os novos recursos que a tecnologia nos permite utilizar pode contribuir para a visualização de fatos históricos através de suas representações. Quadros, estátuas, mapas e fotografias podem instantaneamente apresentar ao aluno uma boa representação do assunto tratado em sala de aula. Os recursos de mídia como filmes, documentários, sites e entrevistas aproximam de forma ainda mais intensa os alunos não só a história, mas também a quem produz ou já produziu a história.
O desenvolvimento de recursos humanos também contribuiu para facilitar o acesso às informações históricas. Novos pesquisadores, congressos e universidades contribuíram para o desenvolvimento do pensamento, da análise dos fatos por um ponto de vista múltiplo e não mais apenas a história oficial ou a do vencedor.
Portando as aulas de história podem atingir o objetivo mais importante da “nova educação”, elas podem estimular o pensamento e a capacidade de refletir sobre os fatos. Apropriando-se destas novas ferramentas os estudantes podem além de interpretar fatos, podem produzir suas verdades com fundamentação válida e desta forma transformar a verdade na sua própria verdade, sem que isso distorça ou corrompa os fatos.

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