sexta-feira, 4 de maio de 2012

John Luccock

Ele era um comerciante de Yorkshire, que desembarcou no Brasil em junho de 1808, três meses depois da corte portuguesa, e permaneceu neste país até 1818. Permaneceu no Brasil durante dez anos, realizando negócios, procurando enriquecer e observando a terra e a sociedade tão diferentes de seu país
Sua obra "Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil", publicado em 1820 na Inglaterra e em 1942 no Brasil., também fazia um juízo pouco favorável acerca das condições culturais brasileiras: A maioria não é nem mais culta nem menos avessa a dar provas públicas de sua ignorância. Se isso se dá com as camadas superiores da sociedade brasileira, que esperar do vulgo? Cada um que decida disso como quiser e dificilmente o fará de maneira demasiadamente desfavorável. É difícil conceber que um país, que por tanto tempo participou da civilização, possa cair mais baixo do que na realidade se encontra a Colônia a esse respeito. (LUCCOCK, 1975, p. 87)
Escritor utilizado por trabalhos de arquitetura. Onde se buscas referências da época do império.
Crítica: "O negociante Luccock tem espírito e descreve muito bem, mas exagerado na malignidade. E, como é surdo, não se pode ter tanta confiança no que afirma ter ouvido como no que observou" (Saint-Hilaire).
Muitos desses viajantes realizavam sozinhos a sua empreitada, como Saint-Hilaire, que percorreu o centro-sul do Brasil de 1816 a 1822. Ainda, Luccock e Mawe também eram viajantes solitários. O primeiro percorreu o Rio de Janeiro e as províncias setentrionais do Brasil em duas viagens, uma em 1813 e outra em 1818. Lupton & Luccock empresa criada no Rio de janeiro
Segundo Elizabeth Mendes, os viajantes que aportaram no país entre 1808 e 1822 [1] podiam ser classificados como: naturalistas, assim como Auguste de Saint-Hilaire, Edward Pohl e Johann von Spix e Carl von Martius; artistas, como Jean Debret e os membros da missão artística francesa; militares, como os prussianos Leithold e Raugo; alguns especialistas contratados pela Coroa para um serviço específico, como o mineralogista Eschwege; e ainda os viajantes renomados, membros de uma burguesia comercial inglesa e francesa, como John Luccock, Koster e Tollenare, geralmente interessados em verificar assuntos de importância econômica. As descrições políticas foram contempladas mais por estes últimos, que geralmente se mantinham apenas nas cidades [2] ; o estudo da natureza coube, no entanto, como é de se prever, aos viajantes naturalistas, que se propuseram a adentrar o interior do Brasil em busca do conhecimento de novas espécies.

Um comentário:

  1. Esta postagem ajudou-me muito a conhecer John Luccock. Blog muito útil.

    ResponderExcluir