sábado, 9 de março de 2013

A evolução cultural dos ameríndios através dos milênios

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé Graduação em História
Bruno Botelho Horta Sétimo Período
A evolução cultural dos ameríndios através dos milênios De: MÁRIO CURTIS GIORDANI
Matéria: História da América pré colombiana Professor: Marcelo Abreu
Macaé/RJ
Introdução
Após ficar claro que a origem do homem americano em grande parte se deve a migração de elementos asiáticos é importante observar como a cultura desse homem contribuiu para sua formação. As novas plantas, a cerâmica, metalurgia, escrita e outros traços característicos só foram desenvolvidos na América. Deixando claro que a arqueologia sempre trará novos elementos para contribuir na análise histórica desta ocupação.
Schobinger definiu os tipos básicos dos primeiros homens que habitaram a América:
- Caçadores Inferiores: Praticavam a coleta da alimentação existente, principalmente em zonas inóspitas.
- Caçadores Superiores: Utilizavam recursos mais avançados de caça como o arco, a zarabatana ou as bolas.
- Caçadores – Plantadores: Cultivavam os vegetais além de praticar a caça.
- Plantadores Recentes: Além de possuir as formas anteriores de cultivo e caça, desenvolveram a arte têxtil e a cerâmica.
- Altas Culturas: Possuíam organização social, arquitetura e redes de comunicação.
Estágio Pré Pontas de Projétil
Corrente de estudo que acredita que homem habitava a América antes das migrações mongóis e que estes habitantes eram essencialmente raspadores de pedra para desenvolver suas ferramentas. Isto é, as pontas afiadas ainda não foram descobertas ou desenvolvidas pelo homem.
Estágio Paleo Índio.
Neste período, cerca de 10 mil anos atrás, os artefatos encontrados possuem algum nível de sofisticação como pedras e pontas delicadamente trabalhadas para realizar tarefas cotidianas.
Período de Transição
Neste estágio já é encontrada a coleta de moluscos e sementes para a agricultura rudimentar. Além da moagem e aperfeiçoamento das ferramentas. Neste período encontram-se as primeiras cestas, sandálias e até os primeiros sepultamentos.
Origens e Difusão da Cerâmica
A cerâmica por seu um objeto frágil é uma marca definitiva de que o homem que a utilizou estava estabelecido no local. O seu grau de refinamento e de ornamentação é responsável pela identificação do nível de adiantamento cultural dos povos que a utilizavam.
Frank da Costa faz um painel da utilização da cerâmica no novo mundo. Por volta de 3.000 a.c. a cerâmica foi encontrada no Equador e na Colômbia. No Equador ela se encontra elaborada, com pintura se figuras muito finas. Já na Colômbia dois tipos foram encontrados o muito tosco em Valdívia e o mais elaborado em Puerto Hormiga.
Desenvolvimento Cultural “Recente” Áreas Nucleares: Meso América e Área Andina.
A Meso América se estende do norte do México até a Nicarágua e foi nessa região que os primeiros habitantes do continente mudaram sua dependência de culturas selvagens para uma agricultura controlada. É considerada como a cultura matriz desta região a cultura Olmeca entre 1500 e 1000 a.C.
Por volta de 300 a. C. cresce a cidade de Teotihuacán que se torna uma das maiores cidades pré industriais do mundo. Possuindo organização política, religiosa, comercial e artística. O desenvolvimento desta cidade e sua expansão deram origem a civilização Maia. Logo depois surgiria a civilização Asteca que em poucas décadas saiu das ilhas do lago Texcoco e dominou a maior parte do México.
No Peru se desenvolveu a cultura Mochica onde a principal característica era a vida urbana com milhares de casas. Na sociedade eram encontrados governantes, guerreiros, escravos, cativos, sacerdotes, artesões e pescadores. Em 200 anos aparecem os padrões econômicos, sociais e ideológicos. A região foi abandonada a cerca de 1.200 d.C. mas contribuiu para o surgimento do Império Inca.
Área Intermediária ou Circum Caribe
Área que nunca alcançou um desenvolvimento independente, devido a proximidade com as áreas nucleares. Só no início da era cristã apresentou alguma característica particular. Destacando-se a cultura Barrancóide com os mais belos monumentos do período pré colombiano.
Florestas
Na foz do Rio Mississipi se destacou o complexo Poverty Point entre 1.200 e 400 a.C. Onde foram encontrados montes artificiais, lâminas de machados e figuras na argila. No vale do Ohio destaca-se a cultura Adena com notáveis construções e estruturas cerimoniais. No Rio Illinois em 300 a.C. surge a cultura Hopewell com desenvolvimento funerário e especialização artesanal. Além das marcante diferença social. Na região da Amazônia a cultura ainda é pré cerâmica e de pouco desenvolvimento cultural.
Desertos
Na região do novo México e Arizona os Mogollons se destacam com casas semi subterrâneas, utilização de madeira como estaca para sustentar telhados de terra. Os Anazis, no Novo México, possuíam características urbanas ainda em 1.300 a.C. Os Hohokan ocupavam o sul do Arizona e para superar as barreiras do deserto abriram canais de 10 metros de largura e com até 16 km de extensão.
Campos
Os pampas do sul do continente americano apresenta um número menos de indícios de desenvolvimento pré colombiano do que o norte. Ao norte ficaram so grupos ceramistas e sedentários.
Costa do Pacífico
Ao norte a agricultura se desenvolveu junto com a cerâmica, tecelagem e metalurgia. E a consolidação da vida sedentária na região do Atacama.
Marginais
Formado por grupamentos humanos que não desenvolveram as culturas de se fixar na terra e desenvolver atividades comuns.
O Ártico
Uma região que se estende do estreito de Bering até a Groelândia foi habitado pela cultura esquimó. Baseada na alimentação de mamíferos marinhos e estabelecida como uma comunidade desde 1000 a.C. Aperfeiçoaram o uso de instrumentos cortantes e o uso de armadura e trenós.
A alimentação através dos milênios da caça e coleta a agricultura.
Os primeiros homens que ocuparam a América viviam em constante busca pelo alimento e três palavras resumiam bem o que eram: caçadores, pescadores e coletores. A evolução cultural destes homens começou com o aprimoramento da agricultura mas sem deixar de caçar e coletar. A produção do próprio alimento transforma a vida do homem primitivo da América de três formas: 1 – Permanência na terra (fim do nomadismo). 2 – Aumento de densidade demográfica (maior numero de filhos). 3 – Aumento de tempo excedente (o alimento está mais próximo). Esse conjunto de fatores contribuiu para desenvolvimentos no campo social, político e religioso.
As estruturas político sociais
Os sítios arqueológicos a beira do Rio Mississipi revelaram a existência de camadas sociais com locais de sepultamentos diferentes para cada classe. Os grupamentos de homens podem ser definidos da seguinte forma: Bando. Sociedades simples e sem lideres. Tribos. Formadas por sociedades de agricultores com algum nível de sedentarismo. Chefias. Sociedade baseada no parentesco, mas com níveis de hierarquias e princípios estruturais.
Religião
Frank da costa assim classifica as religiões ou hábitos religiosos do homem arcaico da América. - Henoteísmo. Deus se confunde com entidades cósmicas como o sol e as estrelas. Ou fenômenos naturais como a chuva e o trovão. - Espíritos da natureza. Culto aos animais e vegetais.
- Hábitos funerários. Oferendas nos túmulos e a preocupação em acalmar os mortos.
- Representação. Esculpir os deuses em argila, madeira ou pedra.
- Xamã. Um homem é o mediador entre os demais e os deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário