segunda-feira, 11 de março de 2013

Outras Classificações. O problema das línguas indígenas

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé Graduação em História
Bruno Botelho Horta Sétimo Período
Outras Classificações. O problema das línguas indígenas De: MÁRIO CURTIS GIORDANI
Matéria: História da América pré colombiana Professor: Marcelo Abreu
Macaé/RJ
Classificações raciais:
Os índios encontrados pelos colonizadores na América do Norte possuíam características físicas muito diferentes com variações de estatura, estrutura óssea, índices cefálicos, nasal e facial, cor da pele, cor e aspecto do cabelo. Todas essas características resultantes das migrações do velho mundo com adaptações ecológicas, derivações genéticas e tendências evolutivas.
Classificações Culturais.
Clark Wissler falecido em 1947 classificou os povos pré colombianos de acordo com características gerais que envolvem o tipo de alimentação, a tulização da pesca, do artesanato, o nível de desenvolvimento da agricultura, a habilidade na técnica de cestaria e o tipo de habitação utilizada.
A Importância do Estudo das Línguas Indígenas
Interesse pela própria língua
O estudo das línguas indígenas permite definir as características fonéticas e morfológicas facilitando o contato com os habitantes do velho mundo.
Importância para as pesquisas etnológicas
O estudo das línguas indígenas facilita o estudo da origem dos povos, pois as famílias lingüísticas indicam uma conexão com o passado. Essas conexões permitem a análise das estruturas sociais e a partir de então criar uma classificação etnológica.
Chaves para entender manuscritos indígenas
No México e na Guatemala os registros escritos foram mais intensos caracterizando um elevo nível de adiantamento social.
Critério para classificação dos Ameríndios
O desenvolvimento cultural é analisado através da variedade e adiantamento dos níveis de escrita e idioma.
Prova de migrações indígenas no passado.
As movimentações dos grupos humanos pelo território das Américas comprovam uma modificação nos sistemas culturais mas não nas alterações lingüísticas. Estas permanecem com poucas alterações mesmo após modificações geográficas e culturais. A distribuição das famílias lingüísticas demonstra a forma de expansão dos grupos indígenas em determinado território.
O estudo das línguas indígenas através dos tempos
Por 300 anos após o início da colonização da América apenas os estudos jesuíticos era os responsáveis pela interpretação das línguas indígenas. No caso brasileiro o litoral apresentava o domínio da língua Tupi, a expansão desta língua promoveu o estabelecimento de uma língua geral o Tupi, assim como aconteceu com o Guarani no Paraguai. Transformando o país em uma população bilíngüe, sendo o espanhol utilizado pelas elites e o guarani pela massa popular.
O número de línguas indígenas
Em 1578 o padre Kircher estimou em cerca de 400 o número de línguas utilizadas no novo continente com o avanço dos estudos alguns chegaram a estabelecer cerca de duas mil línguas no continente. Apenas na América do Norte foram detectadas 58 línguas tronco em um universo de apenas 800 mil habitantes e cada língua como cerca de 4 ou 5 sub divisões. Foi detectado, também, que nenhuma das línguas utilizadas tem origem fora do continente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário