sexta-feira, 8 de março de 2013

Os primórdios do povoamento do continente americano

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé Graduação em História
Bruno Botelho Horta Sétimo Período
Os primórdios do povoamento do continente americano De: MÁRIO CURTIS GIORDANI
Matéria: História da América pré colombiana Professor: Marcelo Abreu
Macaé/RJ
Por ocasião do descobrimento da América os europeus chamavam os habitantes encontrados de índios, pois pensaram estar na índia. Quando descoberto que se tratava de uma nova terra ficou a indagação. Como tratar essa nova gente? E de onde eles vieram? A origem dessa “nova gente” só pode ser explicada como um acontecimento intercontinental ou inter hemisferial. E segundo Ballesteros Gaibrois todo historiador deve ter cuidado ao apontar as verdadeiras origens do homem no continente Américo. O mais prudente e considerar várias possibilidades.
Várias Possibilidades
Para a origem do homem no continente americano uma das possibilidades é a do filósofo Platão que sugeriu a existência de um continente desaparecido chamado Atlântida que ao norte da África seria a ponte da América para os demais continentes. Mas geólogos derrubariam essa possibilidade afirmando que os continentes tomaram a atual configuração muito antes de o homem habitar a terra. Já o paleontólogo argentino Florentio Ameghino sugeriu que o homem teria origem própria (autoctonismo) no sul da patagônia. Mas sua teoria carece de elementos científicos.
Aleç Hrdliçka diretor do museu de antropologia de Washington formulou as seguintes origens: - Todos os índios americanos formam uma raça única. - A origem racial dos índios é mongol. - O estreito de Bering (Alasca) foi o caminho utilizado pelos mongóis para habitar a América. - A entrada dos mongolóides é recente, não ultrapassando 15.000 anos. - A entrada aconteceu em pelo menos 4 ondas migratórias.
O Antropólogo francês Paul Rivet com base em suas pesquisas determinou quatro correntes migratórias que povoaram a América: a migração australiana, a malaio polinésia, a mongolóide e a esquimó.
Problemas
Não pode deixar de ser considerado a influência do clima na ocupação do continente americano pelo homem. O gelo ao norte do continente foi uma barreira natural que regulou a entrada do homem. O caminho da Ásia para a América foi regulado pelo movimento dos animais de caça e pela homogeneidade da vegetação.
Hansen estudou o “Homem de Lagoa Santa” que foi um fóssil humano encontrado em Minas Gerais com aproximadamente dez mil anos de idade, mas que nada possuía de traços mongóis. Deixando algumas possibilidades como: A origem não exclusivamente mongol, a migração de outros povos ou uma migração de um povo pré ou proto mongol que só mais tarde chegariam a atual raça mongol.
Donde? Quando? Como?
Frank da Costa sugere que todos os elementos do povoamento da América indicam a origem asiática em um movimento realizado exclusivamente a pé, já que a utilização de barcos não era dominada naquele momento. As ilhas só seriam dominadas por volta de 1000 A.C como a ilha da Nova Zelândia. A passagem da Ásia para a América aconteceu no período do pleistoceno, onde pelo congelamento das águas o nível do oceano baixou de 70 a 150 metros. Esse corredor formado dispunha de vegetação e caça (mamute e bisão) suficientes para garantir a migração humana.
Dispersão
Os grupos humanos que chegavam a América no início do povoamento seguiram um roteiro em busca de alimento, mas deve-se considerar o espírito de curiosidade deste homem e o desejo de aventura diante de novos horizontes longínquos e misteriosos. A ocupação seguiu o sentido norte – sul e a direção ao leste só depois de atingir o fim da cordilheira dos Andes. Um processo facilitador foi o recuo da floresta amazônica a 13 mil anos atrás, transformando grande parte da floresta em savana. A ocupação do território brasileiro pelos primeiros homens aconteceu depois da passagem pela patagônia, isto é, depois do homem percorrer todo o sentido norte - sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário