terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fichamento do livro Mitos Emblema e Sinais de Carlo GinzBurg


FAFIMA
Matéria: História e Fontes Visuais
Professor: Rodolfo Maia
Aluno: Bruno B. Horta. Curso: História 1º Período
Trabalho: Fichamento do livro Mitos Emblema e Sinais de Carlo GinzBurg


  • Coletânea de textos produzidos em 1961 e 1984. Pelo Historiador italiano Carlo Ginzburg

Feitiçaria e Piedade Popular: Notas sobre um processo modenense de 1519.

  • Chiara Signori é acusada de feitiçaria junto com seu cônjuge em 09 de dezembro de 1518. Chiara afirma que lançou um malefício sobre sua ex-patroa Margherita e ela só seria curada se fosse novamente admitida na propriedade da ex-patroa.
  • A patroa aceitou e pagou Chiara com alguns pertences. Logo Margherita sarou mas depois de uma acusação de uma outra criada de feitiçaria ao inquisidor e patroa voltou a sentir a doença.
  • Chiara foi presa e levada ao bispo da cidade. Ele nega que seus poderes sejam diabólicos e diz que eles vêm de Deus. Mas permanece presa.
  • A feitiçaria é usada como uma arma de defesa e ataque nas lutas sociais.
  • O isolamento social que os acusados de feitiçaria sofriam eram mais um fator de opressão que eles sofriam. E todos os acusados eram indivíduos isolados da sociedade.
  • Durante o interrogatório da inquisição Chiara é induzida a dar respostas que a levam a testemunhar um pacto com o diabo.
  • Na tortura Chiara confessa o pacto com o demônio, mas quando recuperada no dia seguinte nega toda confissão.
  • Chiara se arrepende e termina condenada a prisão perpétua ajudando doentes em um hospital.



DE A. Warburg a E.H. Gombrich: Notas sobre um problema de método.

  • A Warburg. Foi fundador da biblioteca de Hamburgo, que depois foi transferida para Londres e transformada no atual Warburg Instituto. Foi historiador da arte.
  • Pesquisou a representação das formas e figuras. Como por exemplo, sua tese de doutorado onde pesquisou temas de Botticelli. A obra de A. Hildebrand sobre a representação do movimento do corpo, cabelos e vestes na figuras do período "quattrocento florentino".
  • No ensaio Dürer e a antiguidade italiana, modificou sua visão sobre a Antiguidade Clássica ao perceber sua influencia no período renascentista.
  • Cria a definição de Mímica Intensificada.
  • E de Pathosformeln onde distingue traços pagãos da antiguidade clássica no período de renascimento.
  • Para avaliar a influencia da antiguidade clássica na arte florentina, Warburg recorreu a testamentos, cartas de mercadores, aventuras amorosas, tapeçarias, quadros famosos e obscuros.
  • Sua palestra em Roma no ano de 1912 é considerada o batismo da iconologia. Palestra que aconteceu na Conferência Internacional da História da Arte.

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