FAFIMA
Matéria: História e Fontes Visuais
Professor: Rodolfo Maia
Aluno: Bruno B. Horta. Curso: História 1º Período
Trabalho: Fichamento do livro Mitos Emblema e Sinais de Carlo GinzBurg
- Coletânea de textos produzidos em 1961 e 1984. Pelo Historiador italiano Carlo Ginzburg
Feitiçaria e Piedade Popular: Notas sobre um processo modenense de 1519.
- Chiara Signori é acusada de feitiçaria junto com seu cônjuge em 09 de dezembro de 1518. Chiara afirma que lançou um malefício sobre sua ex-patroa Margherita e ela só seria curada se fosse novamente admitida na propriedade da ex-patroa.
- A patroa aceitou e pagou Chiara com alguns pertences. Logo Margherita sarou mas depois de uma acusação de uma outra criada de feitiçaria ao inquisidor e patroa voltou a sentir a doença.
- Chiara foi presa e levada ao bispo da cidade. Ele nega que seus poderes sejam diabólicos e diz que eles vêm de Deus. Mas permanece presa.
- A feitiçaria é usada como uma arma de defesa e ataque nas lutas sociais.
- O isolamento social que os acusados de feitiçaria sofriam eram mais um fator de opressão que eles sofriam. E todos os acusados eram indivíduos isolados da sociedade.
- Durante o interrogatório da inquisição Chiara é induzida a dar respostas que a levam a testemunhar um pacto com o diabo.
- Na tortura Chiara confessa o pacto com o demônio, mas quando recuperada no dia seguinte nega toda confissão.
- Chiara se arrepende e termina condenada a prisão perpétua ajudando doentes em um hospital.
DE A. Warburg a E.H. Gombrich: Notas sobre um problema de método.
- A Warburg. Foi fundador da biblioteca de Hamburgo, que depois foi transferida para Londres e transformada no atual Warburg Instituto. Foi historiador da arte.
- Pesquisou a representação das formas e figuras. Como por exemplo, sua tese de doutorado onde pesquisou temas de Botticelli. A obra de A. Hildebrand sobre a representação do movimento do corpo, cabelos e vestes na figuras do período "quattrocento florentino".
- No ensaio Dürer e a antiguidade italiana, modificou sua visão sobre a Antiguidade Clássica ao perceber sua influencia no período renascentista.
- Cria a definição de Mímica Intensificada.
- E de Pathosformeln onde distingue traços pagãos da antiguidade clássica no período de renascimento.
- Para avaliar a influencia da antiguidade clássica na arte florentina, Warburg recorreu a testamentos, cartas de mercadores, aventuras amorosas, tapeçarias, quadros famosos e obscuros.
- Sua palestra em Roma no ano de 1912 é considerada o batismo da iconologia. Palestra que aconteceu na Conferência Internacional da História da Arte.
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