terça-feira, 17 de agosto de 2010

A natureza do Espaço


A natureza do Espaço
Milton Santos



Geografia é o conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações.

A geografia é um objeto em constante modificação. As análises, os estudos e as definições devem estar sempre em constante revisão e atualização.

Milton Santos afirma que os objetos e as ações devem ser vistas como um conjunto e não analisadas em fatos isolados.

O espaço geográfico deve ser observado juntamente com o tempo. Um tempo que não é fixo e nem é passado, mas um tempo que trás todas as influencias do passado e são registradas no presente. O espaço geográfico é o resultado da influencia de todos os tempos passados. As influencias tecnológicas do homem também estão neste conceito.

O conceito de técnica é importante, pois o homem aprimora e evolui tecnologicamente a sua técnica e esse melhoramento aprofunda e acelera o processo de mudança do espaço. Esse processo é desigual pois algumas sociedades possuem técnicas mais rudimentares levando assim o seu espaço a ser modificado em um ritmo diferente dos outros no espaço terráqueo.

O desenvolvimento da técnica, principalmente nos países do norte, mostra que ele influencia no espaço e também no tempo. Pois a sociedade que domina a técnica evolui mais rápido e usa a própria técnica para se aprimorar ainda mais. Levando mais desenvolvimento ao seu espaço e portanto maior avanço no tempo tecnológico.

A técnica é a materialização do tempo para compreender o espaço.
Técnica é planejamento e ação e a técnica muda o espaço, portanto o homem planeja a mudança do espaço.

Processo de integração e fragmentação. O espaço é utilizado para a ação humana que é influenciada pelo espaço. Mudando o espaço todo o tempo.

Sub espaço urbano. Área ocupada por pobres, chamadas áreas cinzentas, que constratam com as áreas glamorousas das cidades, mostrando assim o contraste em interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário