quarta-feira, 27 de outubro de 2010

1934 – A Constitunte (O ciclo de Vargas – Volume VII) De Hélio Silva (Resenha)

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História







Bruno Botelho Horta
Segundo Período







1934 – A Constitunte
(O ciclo de Vargas – Volume VII)
De Hélio Silva
Matéria: História do Brasil república
Professor: Victor







Macaé/RJ
Outubro de 2010.
“ Não tendo querido ser candidato...”
Este é trecho fundamental da carta em que o general Góis Monteiro, então Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, solicita sua exoneração para que Vargas tenha total liberdade para escolher seu substituto para os novos tempos trazidos pela constituição de 1934.
Parece-me mais uma oportunidade de sair do governo que Góis Monteiro aproveita para, mesmo negando textualmente, vir em um breve futuro candidato a Presidência. A alegação de dar liberdade e Getúlio não é satisfatória, pois Getúlio nunca precisou pedir autorização a ninguém para levar adiante seus planos de governo. Entendo que o general se afasta do governo, depois de quatro anos e com um nome consolidado para disputar a presidência da republica em eleições já marcadas para o ano seguinte.

O Direito de Greve

Vargas não admitia que o funcionário público não servisse a nação. E ainda em 1934 já endurecia com seus funcionários determinando que sob a ameaça ou greve não inicia negociações.

“Serei o primeiro Revisionista...”

A fina ironia usa por Getúlio sobre a nova constituição indica claramente que ele tinha planos sólidos e pessoais e que nem uma nova constituição, elaborada para acalmar a oposição, mudaria seus objetivos.

Apoteose Final.

Assinada e subscrita pelos constituintes em 16 de julho de 1934 a nova constituição era promulgada. Pela festa realizada e pelo entusiasmo dos parlamentares, Getúlio devia estar satisfeito, pois assim acalmava a oposição que tanto o combateu em anos anteriores.

Encerrada a Missão

Juarez Távora entrega sua carta de demissão na véspera da promulgação da constituição. Parece-me que faz por mera formalidade, pois ele que foi revolucionário de 1930 e participou de vários processos de luta contra a velha república oligárquica, chegou a receber a jocosa alcunha de vice rei do nordeste, por cargo criado por Getúlio para que ele continuasse sendo influente no nordeste.

Presidente Getúlio Vargas

Em eleição indireta, mas secreta, Getúlio é eleito presidente constitucional. Certamente este resultado não foi surpresa para Getúlio mas uma oposição, se não grande mas presente, é constatada. Pois Vargas recebe 175 votos e Antonio Augusto Borges de Medeiros 59. Antonio Augusto representava o Rio Grande do Sul e depois de ser aliado de Vargas em 1930 se opôs a política federalista de Vargas e como presidente do Rio Grande do Sul, foi opositor feroz do regime Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário