sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Avaliação de Arqueologia e pré história

1. Baseando-se no livro O Egito Antigo de Ciro Flamarion, percebe-se que o autor desenvolve uma discussão sobre a “Hipótese Causal Hidráulica”, que debate a possibilidade da “questão hidráulica” ter sido fundamental na formação do Egito enquanto Estado unificado. Comente a discussão desenvolvida pelo autor: defina a hipótese, descrevendo-a, escreva sobre suas possibilidades de certezas e incertezas, ou seja, porque ela era considerada uma hipótese viável e porque deixou de sê-lo.

Por milhares da nos a região do Saara era formada por uma vegetação de savana, habitada por pescadores, caçadores, agricultores e criadores de gado. O gradual ressecamento da região transformando a savana em deserto obrigou o movimento dos homens em direção ao maior rio perene da região, o rio Nilo. O principal debate e fonte de muitas dúvidas sobre esta hipótese é a carência de documentos, fontes, restos humanos, iconografia, dados linguísticos e etnológicos para comprovar ou refutar a afirmação de que foi o ressecamento da região saariana que determinou a fixação das populações nas margens do rio Nilo. Estudos comprovaram que entre 3300 e 3000 A.C. houve uma acentuada queda de pluviosidade, reduzindo a área de abrangência das cheias do rio, limitando as possibilidades de agricultura a uma faixa estreita ao longo do curso do Nilo. É neste período que se pode determinar as três áreas mais importantes da região: O delta do Nilo, com grande faixa alagada e pantanosa, o vale onde as cheias do Nilo irrigava sua margens fixando o homem no vale e as grandes regiões desérticas. E foi a necessidade de administrar esse sistema que envolvia obras de irrigação e o funcionamento da agricultura que se pode avaliar como fatos fundamentais para a unificação do reino egípcio.
Mas foi a partir do final do século XIX e início do século XX que a hipótese casual hidráulica foi combatida, primeiro pela falta de uma maior documentação sobre os trabalhos de irrigação. Os diques e represas são uma prática comum na região e existem desde a era dos faraós e essas constantes transformações acabam por apagar os traços das primeiras obras realizadas. Outro fato que pode combater a hipótese casual hidráulica é o relato de escritos que revelam o sentimento/devoção em relação as águas do rio que não poderiam ser sujas pelos homens. Ainda sobre o regime das águas é levantada a hipótese de que as inundações eram bastante regulares e previsíveis não sendo necessária, desta forma, importantes obras de complementação e auxílio a agricultura. Trabalhos recentes demostram que o sistema de tanques de irrigação eram realizados de forma local e que não existem provas de uma administração centralizada até o Reino Médio. A agricultura irrigada funcionava dentro das organizações tribais contribuindo, desta fora, para a fragmentação da região e não a sua centralização e consequente formação de reino.

2. Há semelhanças e diferenças entre os povos mesopotâmios e os egípcios. Uma das semelhanças advêm do fato de que ambas eram sociedades hidráulicas, ou seja, relacionadas aos rios Nilo, Tigre e Eufrates, respectivamente. Uma das diferenças está na estrutura política estatal, onde o reino e império egípcio contrastava com as cidades-estado mesopotâmicas. Comente este contraste, baseando-se nas definições, semelhanças e diferenças entre as cidades-estado e o reino/império do Egito.

A semelhante condição natural, por habitarem terras alagadiças, estabeleceu algumas semelhanças entre os dois modelos apresentados, como o sistema de irrigação, mas as diferenças entre os sistemas eram significativos. Partindo-se da grande unificação egípcia, onde o poder divino do faraó comandava a grande região do vale até o Delta do Nilo. Sistema de poder que foi transmitido por diversas dinastias e que mesmo em períodos de crise, ressurge logo adiante nas mesmas bases de governo. Centralizado e personificado no faraó. Diferente se faz a organização na região da Mesopotâmia, onde as principais cidades estabelecem independentemente suas formas de organização e liderança. Cada cidade governava suas terras e suas redes de irrigação. Mas a grande diferença era o comércio realizado entre estas cidades, agora classificadas como Cidades-estados, que proporcionava uma grande incremento de atividades comercias. Estas Cidades-estados também se uniam ocasionalmente pra alguma estratégia militar ou política, mas depois de cumprido o desejado era desfeito os laços e os governos permaneciam independentes. Bem diferente da organização egípcia que manteve a centralização do poder e mesmo quando dominada ou invadida, permanecia nas mãos de um só governante. A característica das cidades- estado, foi também um fator determinante para o seu fim, pois os conflitos entre as cidades acabaram enfraquecendo o poder que elas ostentavam e se tornaram alvo de invasões como a dos Acádios

3. Gordon Child em A Evolução Cultural do Homem, disse: “O surgimento do homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz (p.122).” Engels em Origem da Família, Propriedade Privada e do Estado, diz que : “O Estado não é, pois, de modo algum, um poder que se impôs à sociedade de fora para dentro; [...] É antes um produto da sociedade, quando esta chega a um determinado grau de desenvolvimento; é a confissão de que essa sociedade se enredou numa irremediável contradição com ela própria e está dividida por antagonismos irreconciliáveis que não consegue conjurar (p.135-136).” Considerando as citações de Child e Engels, analisando os livros que você leu e fichou sobre Arqueologia e Pré-História:
a. Discorra sobre o papel da Arqueologia nos estudos das comunidades ágrafas e o fato de que o homem não dominar a escrita deve ser um diferencial para separar História e Pré-História.
b. Relacione a citação de Engels a Revolução Neolítica e a formação dos Estados dando início a Antiguidade.

A – A arqueologia, ciência responsável por resgatar os sinais deixados por antigas civilizações tem o importante papel de traduzir o ambiente social e político de sociedades que não chegaram ao estágio da escrita. Interpretando pinturas, artefatos e restos humanos, ela permite determinar o estágio de evolução em que uma sociedade já extinta, seja em que época for, deixou para ser estudado. Este estudo permite que se entendam as mudanças ocorridas na sociedade humana. A escrita é um fator determinante para a classificação das sociedades, deixando de lado a discussão do conceito da palavra história dentro da expressão “Pré-História” e aceitando a classificação de que os povos pré-históricos são aqueles que não dominavam a escrita para “documentar” a sua história, podemos entender que a pré-história ocorreu em tempos diferentes nas mais variadas sociedades pelo mundo. Pois foi ao longo de cada história particular, de cada civilização estudada, é que o arqueólogo pode determinar em que momento se dá a passagem da pré-história pra a história. Somente quando estas civilizações estudadas passam a escrever sua própria história é que se pode determinar com maior exatidão quais eram as formas de governo, como se organizava a sociedade, quais eram os seus costumes religiosos e suas relações com outras sociedades.

B - A formação dos estados dando início a antiguidade é um movimento natural de fixação de povos nômades quando iniciam o domínio da agricultura, são estes pequenos aglomerados humanos que iniciarão a experiência do convívio sedentário, convívio que inicia o estabelecimento das primeiras regras sociais. As necessidades de liderança começam a ser supridas por lideres naturais é a sociedade criando suas próprias regras, estabelecendo seus limites e o poder de seus líderes. A evolução da sociedade é, também, a evolução das normas que a conduzem, os conflitos internos e os grupos excluídos realizam movimentos antagônicos dentro desta sociedade, criando conflitos, lutas e movimentos separatistas, que por fim dão origem a novas sociedades. Construindo cidades, reinos e impérios.

4. “O pobre está melhor morto que vivo;
Se tem pão, não tem sal;
Se tem sal, não tem pão;
Ser tem carne, não tem cordeiro;
Ser tem cordeiro, não tem carne”.
O ditado acima foi escrito há quase cinco mil anos na Suméria. Ele demonstra (além do humor), uma insatisfação popular com a situação de exclusão de boa parte da sociedade sumeriana.
Observando o que você leu, fichou, descreva os aspectos sociais e econômicos das sociedades do Egito Antigo e da Mesopotâmia, destacando o caráter de sociedades onde não igualdade.

Na mesopotâmia as classes ou castas sociais eram rígidas e permanentes. A classe dominada era formada por artesãos, camponeses e escravos formando a maior classe social, desde o seu nascimento já estavam determinados a permanecerem nas mesmas condições. Comerciantes, aristocratas e militares compunham uma classe intermediária da sociedade mesopotâmica, onde desempenhavam um papel mais relevante, mais continuavam fora do circulo do poder e de influência governamental. Sacerdotes e nobres eram a mais alta representação da sociedade e da mesma forma que as classes anteriores seu nascimento era que determinava definitivamente sua condição social. As terras eram pertencentes ao governo real que permitia aos camponeses ocupa-las. Um agravante da exploração das classes superiores era a obrigatoriedade da entrega dos excedentes da produção para a classe dominante. O que deixava os camponeses trabalhando para a sua subsistência e para abastecer as classes dominantes do clero e da nobreza.
Semelhantes fatos sociais ocorriam no Egito que tinha a agricultura, assim como os mesopotâmios, a base de sua atividade econômica. O fato que beneficiava a sociedade egípcia era a regularidade das cheias do rio Nilo. Proporcionando um planejamento que evitava a fome no reino. Mas o lado perverso da sociedade egípcia era dos trabalhos forçados exigidos pelo faraó, as obras de arquitetura e de construção de diques eram obrigações impostas pelo estado. Assim como os mesopotâmios, os egípcios tinham uma pequena classe dominante, formada logo abaixo do faraó, que era a personificação do Deus Horus, essa classe dominante era formada por nomarcas, sacerdotes e escribas. A classe dominada era composta por soldados, artesãos, comerciantes e escravos.


5. Faça um quadro destacando informações sobre sociedades igualitárias e estatais, conforme o modelo abaixo:
Sociedade Economia Cultura/Religião Herança Cultural Política
Pré-História Igualitária Igualitária Igualitária Igualitária Igualitária
Egito Antigo estatais estatais estatais Igualitária estatais
Mesopotâmia estatais estatais Igualitária Igualitária estatais

Nenhum comentário:

Postar um comentário