terça-feira, 28 de setembro de 2010

Análise Comparativa de Livros Didáticos

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História





Bruno Botelho Horta
Segundo Período




Análise Comparativa de Livros Didáticos

Matéria: Laboratório de Pesquisa
e Prática Pedagógica em História
Professora: Jussara.







Macaé/RJ
Setembro de 2010.


Apresentação.


Quando recebi a tarefa de analisar dois livros didáticos da história, a principio fique satisfeito por ter a oportunidade de voltar a ter contato com material que foi responsável por hoje ser um estudante do curso superior de história. Tinha certeza que muita coisa já havia se modificado e atualizado, já que estudamos uma ciência dinâmica e com técnicas que evoluem a cada dia.
Portanto procurei livros que tivessem o maior alcance possível, que fossem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e tivessem o ano de publicação mais recente disponível.
Consultando amigos educadores que atuam na área cheguei a estes dois livros que aqui apresento.


Introdução.


O trabalho se desenvolve sobre os livros Série Link do Tempo da 5ª Série da Editora Edições Escala Educacional e História por eixos Temáticos da 5ª Série da Editora FDT. Das várias formas de abordagem de análise para o trabalho proposto optei por uma abordagem sintética, utilizando um quadro comparativo dos principais elementos que fui capaz de identificar e julgar relevantes para serem descritos.
Não foi objetivo deste trabalho analisar e interpretar o conteúdo e didática dos livros escolhidos. Principalmente por não reunir as competências necessárias para fazer tal análise.




Capitulo 1 – A tabela



Tabela comparativa de Livros Didáticos
Livro Analisado
Série Link do Tempo História por Eixos Temáticos
Autor Denise Matos Marinho Antonio Pedro
Léo Stampacchio Lizanias de Souza Lima
Editora Edições Escala Educacional FTD
Ano 2008 2008
Serie 5ª 5ª
Páginas 136 238
Imagens Pinturas clássicas, Pinturas clássicas, Fotos
Documentos Históricos e Mapas
Cores Sim Sim
Sugestões de Atividades Propõe trabalho em grupo Não sugere atividades coletivas
e em duplas
Material complementar Propõe Propõe
Textos Propõe Não Propõe
Capitulos Numerados Sim Sim


Capitulo 2 – Os autores

Denise Matos Marinho é autora que desde 2005 tem seus obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Léo Stampacchio é editor gráfico e trabalha na linha de livros didáticos para diversos segmentos do ensino médio e fundamental. Antonio Pedro Toda é historiador e escritor. Já publicou livros pela FTD, Companhia das Letras e Editora Contexto. Lizanias de Souza Lima, Professor de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, mestre em História Social pela USP. Editor de autor de livros didáticos e paradidáticos de História e Geografia.
Todos os autores citados tem uma vasta coleção de livros editados e recomendados pelo MEC. Em catálogos pesquisados do ano de 2005 a 2008 estes autores sempre foram listados para apreciação dos professores.

Capítulo 2 – As Editoras.
A Escala Educacional tem sede em São Paulo e em seu catálogo, totalmente voltado para a área de educação encontram-se livros didáticos como o aqui apresentado, paradidáticos como “ Meu computador a Internet e Eu”, Revistas de Literatura e Geografia e séries como “Literatura sem Segredos”.
FTD Editora com mais de 100 anos de tradição em publicações educacionais e em literatura infanto juvenil. Tem sua sede na cidade de São Paulo.
As duas editoras possuem um grande catálogo na área educacional. Mesmo com a maior experiência da FTD eles se equivalem em confiabilidade.

Capitulo 3 – A Comparação.
Com a preocupação de escolher livros que atinjam a mesma faixa etária, optei pela 5ª serie do ensino fundamental, onde o aluno inicia seu conato com um número maior de disciplinas e encontra a História como um disciplina isolada da geografia e quase sempre lecionada por um professor específico para a matéria. Logo de início percebe-se claramente que o livro da Serie Link do Tempo (SLT) é mais fino e mais leve, pois são 102 páginas a menos que a História Por Eixos Temáticos (HET). Uma diferença considerável já que o tamanho da fonte de impressão são bastante semelhantes e espaçamento entre as linhas também são muito parecidos. O livro HET utiliza o recuso de mapas para ilustrar suas narrativas, recurso que enriquece o conteúdo e auxilia o estudante na referencia do espaço onde os fatos ocorreram. Este recurso são foi explorado pela SLT que fica mais uma vez deixando uma percepção de falta de conteúdo. Por outro lado a SLT propõe diversas vezes trabalhos em grupos e em duplas, ao final de cada capitulo apresentado, motivando o estudo e a integração entre os alunos, concorrendo para um melhor aprendizado. Esse sentido de integração não é visto na HET.
Visualmente os livros são bem agradáveis à leitura. Como são direcionados para alunos da 5ª Série que geralmente tem entre 10 e 11 anos tem cores atrativas e trazem ilustrações clássicas e muito encontradas nos livros destinados ao mesmo segmento. Os capítulos numerados e com textos acessórios contribuem para dinâmica de leitura. Somente deve ser relatado que a HET não propõe ao aluno a elaboração de textos próprios com a mesma intensidade que a SLT o faz.

Capítulo 4 – Conclusão.
Apesar de uma primeira impressão desfavorável o SLT é o livro que mais interage com o estudante, estimulando-o a praticar o que é estudado e assim, na minha opinião, desenvolver maiores saberes e conseqüentemente ter uma visão mais apropriada da nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário