sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fichamento do livro Introdução a História de Marc Bloch.


Fichamento do livro Introdução a História de Marc Bloch.

·       O termo “História” é utilizado a mais de dois mil anos e mesmo tratando-se de um termo antigo e envelhecido.  Ele mantém-se em uso desde então. Já possuiu muitos significados, pois a evolução das ciências é inevitável e seria uma perda de tempo para os cientistas ficar modificando etimologicamente a palavra.
·       Diferente de outros estudiosos, o historiador precisa encontrar o seu objetivo e o seu ponto de partida particular ao observar um fenômeno histórico ou científico. E esse ponto de partida é muito diferente de um biólogo ou de um físico, que abordam os fenômenos com suas ações particulares de suas ciências.
·       O historiador tem um ponto de partida diferente até de outro historiador, pois ele interpreta o fenômeno de forma particular.
·       A História é a ciência do passado. Essa afirmação não pode ser aceita. Pois não se pode estudar o passado sem uma delimitação.  Evidentemente, no início dos estudos históricos, os fatos eram narrados apenas de forma a serem registrados por acontecerem em um mesmo momento, sem nenhuma outra forma mais crítica ou metodológica de estudo dos fatos.
·       O que diferencia a história que interessa ao historiador, dos outros fatos estudados por outras ciências é a presença do ser humano. O que define o campo de atuação da história são as modificações causadas pela atuação dos seres humanos.
·       Para o historiador não basta apenas contar os anos que determinados fatos duraram ou em épocas eles ocorreram. Precisa-se mais do que isso. É necessário interpretar e entender em que a influências dos homens modificou o contexto dos fatos.
·        Todo fato histórico que pode ser estudado tem a sua origem. Por tanto, identificar essas origens é fundamental para começar a entender o fato histórico. Mas deve-se atentar para que fique definido o que é a origem e o que é o fato. Já que o fato em si é um produto da atualidade em que lê se encontra e não dos eu passado, isto é, da sua origem.
·       Não é possível determinar o quanto de passado ou de presente se deve usar para determinar certo fato histórico. O historiador deve se vale de suas impressões pessoais para medir e dosar o quando de passado e o quanto de presente se deve utilizar em seu trabalho.
·       Compreender o presente se utilizando o passado. Através do estudo da evolução social do homem. O que se transformou em seus hábitos e costumes. E quanto isso modificou a sociedade através dos tempos.

A Observação Histórica.

·       Conhecer o passado é só pode ser feito de forma indireta, pois não vivenciamos os fatos históricos do passado.
·       Para reconstruir o passado é necessário cercar-se de todas as fontes possíveis, tanto orais, quanto materiais. Só assim o historiador pode se aproximar ao máximo do tempo passado.  
·       O passado é, por definição, um fato que não se modifica. Mas o conhecimento do passado é algo que está em constante progresso.
·       Os testemunhos são importantes para o historiador. Que deve atenta para o quanto próximo do fato este testemunho está.
·       A necessidade de escolher é necessária, mas deve ser flexível, no meio do caminho muitos novos aspectos devem aparecer e o historiados deve esta pronto para utilizá-lo. Sem que se perca em uma eterna aventura.

A Crítica

·       Um texto deve ser coerente com sua época e lugar deve-se verificar se as narrações são verdadeira e se as fontes não foram falsificadas.
·       Quando se trabalha com fontes já estudadas deve-se atentar para que nenhum pesquisador anterior tenha alterado esta fonte.
·       Deve-se atentar para os testemunhos falsificados, como cartas atribuídas a alguém.
·       Não basta só dar conta dos enganos e preciso saber também os motivos que levaram as falsificações. Ou que induziam ao erro.
·       Validar a possibilidade de um acontecimento é medir as oportunidades que ele tem de se produzir.

A Análise Histórica

·       Contar a história como ela é ou foi é um exercício de passividade que deve ser evitado pelo historiador.
·         O que domina e ilumina o trabalho do historiador e a compreenção dos fatos.
·       É importante distinguir instituições, sistemas políticos, crenças, costumes isoladamente e em conjunto, A nomenclatura e um aspecto muito importante e relevante na análise histórica.
·       O historiador trabalha exclusivamente com palavras de seu País. E os obstáculos produzidos pela necessidade de tradução é mais um elemento que deve ser observado pelo historiador. 
·       Um cuidado deve ser tomado. O corte de tempo cada vez menor não é certeza de se obter os melhores resultados. Os meses, anos ou décadas podem traduzir melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário