sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial. de Fernando Novais

O autor começa demonstrando o início da expansão marítima portuguesa pelas ilhas atlânticas no litoral note da áfrica. Primeiramente a ocupação só tinha como objetivo a exploração das novas colônias, ainda sem a intenção de ocupá-las. Essa busca por novas rotas de comércio se deu pela monopolização do comércio com as índias pelos venezianos e mulçumanos.
Novais ressalta que o principal fator que contribuiu para a expansão marítima foi a unificação dos estados europeus. Primeira mente Portugal, seguido de Espanha, paises Baixos, França, Inglaterra.
Fica claro que a monopolização do comércio da colônia com a metrópole é a mais importante e marcante característica do sistema colonial português sobre o Brasil. Monopolização, esta, que era utilizada pó todas as outras metrópoles sobre suas colônias. Não se tratando de uma característica particular entre o Brasil e Portugal.
Os produtos colônias que chegavam a metrópole reforçava o poderio financeiro da classe burguesa de Portugal. Pois os preços eram forçados para baixo até o limite, proporcionando grandes lucros para os exploradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário