terça-feira, 28 de setembro de 2010

Historia das Idéias Socialistas no Brasil de Vamireh Chacon.

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História





Bruno Botelho Horta
Segundo Período





Historia das Idéias
Socialistas no Brasil
de Vamireh Chacon.

Matéria: História do Brasil república
Professor: Victor





Macaé/RJ
Setembro de 2010.




O texto do cientista político Vamireh Chacon, nascido em 1934 no Recife, inicia com o tema Anarquismo e Sindicalismo, contando a história de Astrojildo Pereira Duarte da Silva que no final do século XIX, início do século XX era admirador de Benjamim Constant e Rui Barbosa, depois se tornou Marxista, abandonando sua formação anarquista da escola de Kropotkin. Astrojildo se tornou um ateu e socialista extremado, mergulhou nas obras de Marx e Nietzsch. Aproximou os socialistas brasileiros dos russos. Astrojildo foi mais radical do que Joaquim Pimenta. Astrojildo mergulhou, também, nas obras de Darwin, Lamarck, Ribot, entre outros citados. Já Joaquim definiu o método pragmático, onde busca arrancar algum benefício que seja para as causas das classes trabalhadoras, método esse, preferido pela maioria dos socialistas da época.
Particularmente suponho que a causa defendida por Astrojildo deve ter sido bastante dura de sustentar. Defender a classe proletariada requer mobilização e conscientização, condições muito difícies de se reunir no início de século XX, pois dependia de boa cultura e de bom acesso a informações que mal chegavam aos meios de comunicação.
Lima Barreto é citado como um dos maiores nomes do Brasil que foram influenciados pelo anarquismo. Sua condição de mulato e pobre o levou a abraçar a causa dos oprimidos, Lima Barreto produziu muita literatura sobre o assunto.
Vamireh faz uma rápida incursão ao passado e relata a primeira greve operária do Brasil em 1858, realizada pelos tipógrafos. Logo depois relata a primeira greve da república que foi realizada pelos ferroviários. Depois de uma serie de greves até 1919 o autor relaciona esses fatos com o movimento socialista russo que, na sua visão, ecoava no Brasil.
O citado “Primeiro Congresso Operário Brasileiro” realizado no Rio de Janeiro em 1906, trazia reivindicações que, muitas delas, ainda são causas reivindicadas por trabalhadores nos dias de hoje como: Jornada de 8 horas, ensino gratuito e laico, seguro por acidente de trabalho, explração do trabalho do menor e aposentadoria.
Mesmo com o êxito da idéias anarquista, a revolução russa de 1917 levou o comunismo a se tornar o termo mais empregado e aceite nos discursos da causa operária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário