sexta-feira, 3 de setembro de 2010

História Econômica do Brasil de Caio Prado Junior.

Neste livro Caio Prado Junior traça um grande painel da formação econômica do estado brasileiro. Seria muito presunçoso de parte de qualquer um, realizar um resenha simples de um texto tão denso e completo como este apresentado pelo geógrafo, historiador, escritor e professo paulista. Pretendo apenas revelar em linhas gerais do que se trata esse livro, importante e fundamental, para historiadores, professores e pessoas que de uma forma geral se interessam por tão vasto e importante assunto.
Partindo desde as primeiras características da sociedade portuguesa histórica e geograficamente analisadas, passando pelo início da colonização da África até os primeiros anos na costa brasileira. Caio Prado, minuciosamente demonstra as primeiras extrações de Pau Brasil do nosso território. Até a sua decadência e início da atividade agrária. Onde a cana de açúcar assume um importante papel na economia da colônia e da metrópole. Ainda dento deste contexto, o autor ao deixa de esmiuçar as atividades complementares como a agricultura de subsistência que mantinha a importância na alimentação diferenciada dos colonos.
Após o fim da dominação da coroa espanhola sobre a coroa portuguesa, a restauração do trono português trouxe novos incentivos a exploração da colônia brasileira, onde logo se descobre grandes jazidas de pedras preciosas no cento sul do Brasil. Ms ao fim do século XVIII as pedras pedem valor no mercado europeu e as jazidas brasileiras estão praticamente esgotadas e a pecuária vem tomar este espaço na linha de frente da economia brasileira.
A principio se estabelecendo no nordeste a pecuária se estabelece mais fortemente no sul do Brasil. Depois de uma grande explanação sobre a volta da agricultura a economia brasileira onde o autor relata a cultura do algodão e da volta da cana de açúcar. Caio Prado chega ao ciclo do café. Que encontra boa aceitação no mercado internacional e é o principal produto da economia brasileira.
Depois de mais uma extensa e importante explanação sobre a situação econômica do Brasil no momento da vinda da corte de Portugal para o Rio de Janeiro. Caio Prado relata a abertura dos portos brasileiros para o comércio internacional iniciando assim uma nova fase de progresso para o País.
Veio, então, a abolição da escravatura. Toda a força de trabalho do Brasil estava nas mãos dos escravos e uma nova realidade deveria ser encarada pelo País.
Com o início da república o Brasil enfrenta um serio problema financeiro, onde a moeda cai de valor e é necessária a emissão de muita moeda gerando uma crise financeira. Com os empréstimos contraídos no exterior, principalmente na Inglaterra. A cultua cafeeira que tinha papel de destaque na economia brasileira começa a perder espaço com a concorrência internacional e acaba definitivamente com a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929. A borracha brasileira que teve uma produção significativa também despenca internacionalmente depois que Países africanos iniciam suas produções a custos muito menores. Ainda antes da industrialização o autor relata as produções de cacau e de açúcar neste mesmo período.
Já no período da industrialização o Brasil fica prejudicado pois não possuía reservas energéticas suficientes para manter o setor, apesar de ter uma boa reserva de matéria prima. E o início da industrialização se dá com a industria têxtil.
Depois de uma crítica ao sistema imperialista, Caio Prado relata que o Brasil criou um mercado de consumo interno para poder participar dos avanços da economia mundial. Depois da crise da segunda guerra mundial o Brasil segue procurando melhores opções para participar do mercado mundial. Mesmo que ainda preso a velhos mecanismos da economia anterior, o País ainda que mergulhado em dívidas, vai se modernizando e se industrializando. Caio Prado Junior aproveita para criticar duramente o imperialismo e a dominação econômica dos Países desenvolvidos sobre o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário